Gênesis – O começo de tudo.

…criou Deus…

O livro de Gênesis é uma introdução adequada ao restante da Bíblia. Desde a grandeza dos atos criativos de Deus à origem do casamento, pecado, sacrifício pelo pecado, família, trabalho, assassinato, raças, civilização, e o povo escolhido de Deus (Israel), o livro de Gênesis lança o fundamento da revelação de Deus a respeito de Si mesmo e do homem. Gênesis responde às perguntas básicas sobre a origem de tudo o que existe, a origem do mal e do mundo, e o início do plano de Deus para redimir a raça humana.

Os primeiros onze capítulos resumem o princípio da experiência humana. O restante do livro focaliza a história e o destino de Israel, um tema que impulsiona o drama da redenção atavéz do Antigo Testamento. Esses eventos e as lições históricas e espirituais a eles relacionadas envolvem sete personalidades principais: Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José.

Autor: Moisés – Data: Século XV a.C. – Verdade Principal: Começos – Período Histórico: Da Criação aos Patriarcas – Versículo-Chave: 1.1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

Todas as profecias da Bíblia são condicionais ou incondicionais. Profecias condicionais são assim chamadas porque o cumprimento dessas profecias depende da reação humana. Quando Deus declarou que a desobediência acarretaria a morte, esta foi uma profecia condicional (Gn 2.16,17). Profecias incondicionais, também mencionadas como promessas proféticas, não dependem da reação humana. Três das mais significativas profecias incondicionais se encontram no livro de Gênesis: 1) o triunfo da “descendência” da mulher sobre a serpente (Gn 3.14,15), realizado por Jesus Cristo; 2) a aliança profética de Deus com Abraão (Gn 12.1-7; 17.1-21); 3) a benção profética de Jacó sobre as doze tribos de Israel (Gn 49).

Significativos são também os tipos proféticos, ações que tiveram significado em sua época mas que também refletem alguma verdade sobre a vida e obra futura de Jesus Cristo. Por exemplo, os sacrifícios e ofertas apropriados do Antigo Testamento são pedições simbólicas da propiciação pelo pecado realizada por Cristo, tal como o oferecimento de Isaque por Abraão (cf. Gn 22 e Hb 11.17-19).

Incluindo profecias condicionais, tipos proféticos e/ou predições específicas, Gênesis contém 77 profecias distintas, que envolvem 212 dos 1.533 versículos, ou seja, 14% do livro.

jeancosta

Cristão, moro em Macau/RN, tenho 40 anos, quatro lindos filhos, gerenciador em uma grande rede de supermercados, viciado em leitura e apaixonado por internet.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Irlando disse:

    O arquivo está maravilhoso, estão de parabéns mas’ Gênesis possui 1551 versículos, e não 1533.
    Deus continue vos abençoando.

    • Jean Costa disse:

      Muito bom, obigado pela observação, é esta a intenção do portal, trazer pessoas interessadas em divulgar, enriquecer, e orientar na palavra do Senhor.
      Fique a vontade para adicionar com conteúdos valiosos à nossos posts.
      Que Deus o abençoe grandemente.

Gostou? Deixe seu comentário!

Você deseja Memorizar a Bíblia Sagrada? Então Clique no Botão ao lado Agora!Clique Aqui e COMECE AGORA!