O livro da Vida – “… Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”.

O livro da Vida

O “livro dos vivos” contém os nomes das almas de todos os Homens.

á várias alusões ao livro da vida no Antigo Testamento. O Salmista fala do “livro dos vivos” (Salmos 69.28) de modo a entendermos que se trata de um livro que contém o nome das almas de todos os homens. Também é mencionado como o livro de Deus, o Pai, em Êxodo 32.32;33, que registra todos os que o Deus criador criou. É, portanto, o livro dos vivos, tal como o registro civil de qualquer minicípio hoje em dia, porém mais importante porque, como indica o salmos 139.16, há mais do que nossos nomes ali registrados.

Há várias maneiras pelas quais uma pessoa pode ter seu nome retirado do livro da vida. Êxodo 32.33 diz: “… Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”. É possível, portanto, ter o nome riscado do livro da vida por causa do pecado.

Apocalípse 3.5 promete: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”. Um “vencedor” aqui é a pessoa  que foi vestida com as vestes brancas de Cristo por meio de Sua expiação substitutiva, garantido que seu nome não será riscado do livro da vida.

Há ainda outro meio pelo qual uma pessoa pode ter seu nome apagado do livro da vida, Apocalípse 22.19 explica: “e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Esta severa advertência é dirigida a falsos mestres que procuram destruir a verdade profética da Palavra de Deus. Tais pessoas terão seus nomes riscados do livro da vida quando morrerem fisicamente.

Quando nascemos, nossos nomes são automaticamente registrados no livro da vida, e ali permanecem enquanto vivermos. Quando morremos, se tivermos pecado (e todos pecamos) e não tivermos sido redimidos pelo Cordeiro, e/ou se tivermos eliminado qualquer das palavras da Sua profecia, Deus riscará nossos nomes do livro da vida.

Apocalípse 13.8 nos fala de um livro semelhante, o “livro da vida do Cordeiro”. O Cordeiro aqui mencionado é Jesus Cristo, o “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). O livro da vida do Cordeiro é aquile em que Jesus Cristo registrou o nome dos que receberam a vida eterna (ver Daniel 12.1). Primeiramente pelo fato de o nome de uma pessoa pode ser riscado do livro da vida, estou convencido de que o livro da vida e o livro da vida do Cordeiro não são o mesmo livro. O salmo 69.28 diz: “Sejam riscados do livro dos vivos , e não sejam escritos com os justos”. O livro da vida é um livro que contém os nomes de todas as pessoas que já viveram. Se uma pessoa recebeu a Cristo e o Seu perdão para os pecados, o nome dessa pessoa foi indelevelmente registrado no livro da vida do Cordeiro (foi registrado com os justos) e lhe está garantida a entrada na Cidade Santa (Apocalípse 21.27). Se a pessoa jamais clama pelo Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, seu nome não será registrado no livro do Cordeiro e, mais tarde, será riscado do livro da vida (ver Apocalípse 20.15).

Tim LaHaye

Jean Costa

Cristão, moro em Macau/RN, tenho 45 anos, cinco lindos filhos, Missionário Virtual, viciado em leitura e apaixonado por internet.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Eduardo disse:

    Olá,

    Primeiro venho agradecer por dividir esse ensinamento conosco. Mas gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1)Você comenta que ao nascer todos temos nossos nomes escritos no livro da vida. Onde exatamente eu posso achar essa informação na bíblia?

    2) Como devo interpretar Apocalipse 17:8

    “A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.”

    Quem são esses que não tiveram o nome escrito desde a fundação do mundo?

    Agradeço desde já!
    Abraços.

  2. Matheus Corsino disse:

    ele escreveu completamente sem nenhuma instrução e está completamente errado, apenas os que aceitaram Jesus têm seus nomes escritos no livro da vida, aquele que não aceita a Jesus não tem seu nome nele, e é pelo o que está escrito nele que cada um receberá seu galardão. e os que não forem achados no livro da vida serão jogados como lixo na lixeira, serão lançados no inferno com fogo onde está a besta e o falso profeta pois não aceitaram a Jesus. se fosse assim todos iriam para o céu pois aquele cujo o nome está escrito no livro da vida esse será salvo.

    • Jp&léia disse:

      Hahaha Mateus quer dizer que,Davi,Moisés,jaco etc. Salvação é só de Jesus pra frente?

      • Exatamente, meu bom amigo, sabe por que? Depois que satanás conseguiu tirar o homem da presença de Deus, fazendo-o pecar, por várias veses vc ve Deus indignado com nossa raça, mas quando Jesus resolveu que ele viria até a terra, e daria de volta a Deus o seu merecido louvor, foi então sacrificado, por amor ao homem, e só pelo seu sangue amor e perdão, podemos subir ao céu, e depois de tamanho sacrificio, que só ele pode fazer, passou-se então a ser exaltado como o unico digno de escrever ou riscar seu nome do livro da vida, O Matheus esta certo, ou vc pensa mesmo que Deus vai deixar o sangue de seu filho ser jogado no chão, e vai te dar o céu de graça, tenho certeza que não, nem para vc nem pra mim ou ninguém, Qualquer um que quiser tem que aceitar a Jesus Cristo e permanecer nos seus caminhos até a sua vinda.

  3. Entendo perfeitamente a questão dos livros. No sl 139 vemos que todo ser humano tem o nome escrito no livro da vida (humana e não espiritual), pois é escrito antes do seu nascimento por tanto não significa salvação , e todos tem até o seu ultimo dia de vida humana, a oportunidade de ter o seu nome escrito no livro da vida do cordeiro que é o livro agora sim para a salvação que somente há em cristo (o livro do cordeiro) Ap 13:8. Uma vês, que o homem não aceita Jesus, morre no pecado, logo não tem o seu nome no livro do cordeiro, então terá o seu nome riscado do livro da vida (humana)Sl 139 perdendo assim a oportunidade da salvação, que é unica, pois ninguém pode nascer no espirito mais de uma vês. portanto, uma vês escrito no livro do cordeiro jamais será apagado para toda eternidade. Amém, e louvado seja sempre o nosso Deus.

  4. Sidney disse:

    O texto de Êxodo está falando do livro dos viventes e não o Livro da vida. Ou seja, quem pecasse, morreria fisicamente e não no sentido de perder a salvação.

Gostou? Deixe seu comentário!

Você deseja Memorizar a Bíblia Sagrada? Então Clique no Botão ao lado Agora!Clique Aqui e COMECE AGORA!
%d blogueiros gostam disto: