O Filho do Trovão – Introdução

O Filho do Trovão – Introdução

O Evangelho do Senhor Jesus Cristo Segundo Escreveu o Apóstolo João. – Introdução

filho-do-trovaoEm Genesis, o primeiro livro da bíblia, Deus é apresentado como aquele que trouxe à criação a existência por meio da palavra. Deus fala, e sua palavra faz acontecer: céus e terras, oceanos e rios, há árvores de grama, pássaros e peixes, animais e humanos. Tudo, o visível e o invisível, foram chamados à existência pela palavra falada de Deus e.

De forma paralela às palavras introdutórias de Genesis, João apresenta Deus como àquele que trouxe a salvação à existência por meio da palavra. Dessa vez, a palavra de Deus assume forma humana e entra na história na pessoa de Jesus. Jesus fala, sua palavra faz tudo acontecer: perdão e juízo, cura e iluminação, misericórdia e graça, a alegria e amor, liberdade e ressurreição. Tudo que estava deteriorado e todos que estavam em pecado ou doentes eram agora chamados à salvação pela palavra falada de Deus.

O motivo era que, em algum momento, as coisas tinham dado errado (Genesis também relata essa história) e precisavam desesperadamente de concerto. E o conserto seria realizado inteiramente por meio da palavra – Deus trazendo à salvação a existência por meio da sua palavra, na pessoa de seu Filho. Jesus, dessa forma, não somente transmite à palavra de Deus: Ele é a palavra de Deus.

Ao prestar atenção às palavras dele, percebemos que as nossas palavras também são muito importantes. Dizer “Eu creio”, por exemplo, faz diferença entre a vida e a morte. Nossas palavras acumulam dignidade e gravidade quando conversamos com Jesus, porque Ele não impõe a salvação como a solução do problema: Ele traz à salvação a existência por meio de um diálogo sem pressa, relacionamentos pessoais, respostas compassivas, coração fervoroso e – aliada a tudo isso – uma morte sacrifical. Não podemos ignorar, naturalmente, palavras como essas.

De: João fazia parte de uma família que trabalhava no ramo da pesca e quando Jesus o convidou, e também a seu irmão, a se juntar ao grupo de alunos do mestre. João tornou-se o amigo mais próximo de Jesus, o único dos seus seguidores do sexo masculino que teve a coragem de comparecer à sua execução. João dedicou-lhe os cinquenta anos seguintes, ou mais, ponderando sobre o que tinha visto e ouvido e, mais tarde, passou tudo para o papel. Seu apelido quando jovem era Filho do Trovão, mas no final ele simplesmente se considerava “Aquele que Jesus amor”.

Para: No final da sua vida, João acolheu debaixo das suas asas as jovens comunidades cristãs da região de Éfeso, uma movimentada cidade portuária que distava a cerca de mil quilômetros da sua casa na Palestina. Os cristãos daquela área eram na maioria não judeus, alguns deles crentes de segunda e terceira geração. Eles precisavam de esclarecimento a respeito da ligação que tinham com o Messias judeu. Filósofos e religiosos de todos os tipos passavam por Éfeso em busca de seguidores, e os cristãos tinham de decidir em qual crença iriam investir a vida. Como a única testemunha da viva das palavras e obras de Jesus, João era um tesouro para eles.

Contexto: Por volta de 27 d.C. – 30 d.C. Uma biblioteca de manuscritos datados entre 200 a.C. e 100 a.C. estiveram escondida em cavernas no deserto próximo ao mar Morto. Os fragmentos que restaram foram descobertos em 1947. Alguns dos chamados “O manuscritos do mar Morto” foram escritos por uma seita judaica que aguardava uma batalha nos tempos finais entre “os filhos da luz” e “os filhos das trevas”. Eles também faziam menção a um “mestre em da justiça”. Estas ideias eram novas na época e debatidas calorosamente no período em que Jesus ensinou em Jerusalém.

 Fonte: Introdução ao Evangelho de João – Livro A Mensagem – pag.1502 – Eugene H. Peterson

Faça Missões, COMENTE no campo abaixo. Compartilhe coisas boas e que edificam, chega de tanta maldade e malícia nas redes sociais.

Jean Costa

Cristão, moro em Macau/RN, tenho 45 anos, cinco lindos filhos, Missionário Virtual, viciado em leitura e apaixonado por internet.

Você pode gostar...

1 Resultado

Você deseja Memorizar a Bíblia Sagrada? Então Clique no Botão ao lado Agora!Clique Aqui e COMECE AGORA!